Agares é um duque que está sob o poder do Leste, e aparece na forma de um belo homem montado em um crocodilo, com um falcão em seu punho, ou então na forma de uma bela mulher de cabelos loiros. Ele tem o poder de conceder rapidez, ensinar línguas, causar tremores e quebrar dignidades. Também traz de volta coisas que se foram. Este daemon foi da ordem das Virtudes, e governa 31 legiões de espíritos.
Agares se apresenta de maneira amigável para aqueles que demonstram interesse em adquirir conhecimento, porém é capaz de iludir e manipular aqueles que recorrem a ele apenas pelo poder.
O símbolismo de sua imagem montada em um crocodilo e com um falcão nas mãos mostra seu poder de conhecer as coisas e ver além do alcance (o falcão, animal que observa o mundo das alturas, com voo célere e botes ágeis sobre as presas na terra), resolver problemas de maneira rápida, controlar as paixões e tensões provocadas pela insegurança, dúvida e preocupação.
Sobre o crocodilo, Agares comanda o animal passional, limitando o lado irracional daqueles que recorrem a este. O crocodilo também representa a aniquilação e a morte definitiva, por conta disso este espírito é convocado para destruir reputações.
Acreditava-se que o crocodilo era capaz de destruir seres em todos os planos, obliterando almas, e possuindo inclusive a capacidade de devorar o ritmo do tempo para que este não passasse (alegoria utilizada em Peter Pan, por exemplo).
Há associação deste daemon, tanto pelas caracteristicas do comportamento quanto pela possível origem do nome, com a escrava de Sara, Agar, oferecida a Abraão para que este concebesse um filho por conta da infertilidade de Sara (Genêsis 16).
O mito combina com a capacidade do espírito Agares, capaz de levar a infâmia e a fama de acordo com os desígnios então orientados. Também colabora para que a visão opere e permita ver além do desespero e das paixões, como o poço no deserto, e de se fazer escutado (Ismael significa “Deus ouviu”), o que faz com que a comunicação opere transpondo barreiras físicas e mentais (comunicação entre mundos, conhecimento de novos idiomas).
Ofereça velas verdes (devido à hierarquia), azuis (devido à regência de Júpiter sobre a estrela Algol), pretas (devido ao aspecto Saturnino do crocodilo) ou vermelhas (devido à energia e rapidez), junto a ingredientes estimulantes como café, canela, pimentas, guaraná, ginseng, etc.
Número: 2
Nome: Agares
Outros nomes: Agreas, Aguares, Agaros
Elementos: Clarividência, Fama, Comunicação
Significado: Algol = Beta Perseu (Perseu = Shugi, o homem velho)
Hierarquia: Duque do Leste, da ordem das Virtudes
Legiões: 31
Aparência: Um belo homem velho montado em um crocodilo, com um falcão no punho, ou uma mulher loira, esguia e atraente. Possui comportamento suave.
Poderes: Rapidez, ensinar línguas, causar tremores, quebrar dignidades espirituais e temporais
Isopsefia: Em idioma moderno, 1+7+1+80+5+90=184=13=4
Tarot: 3 de paus
Astrologia: Vênus em Áries
Decanato: 10°-20° Áries (dia)
Mul.Apin: SHU.GI / Perseus
Anjo: Jeliel
Entidade: Algol
Outros: Ismael, Agar, Agrat, sátiro Agreus, caçador Agreus, Sibu, Enmesarra, Ghoul, ninfa Egéria
Cor (Golden Dawn): Verde
Metal: Cobre
Cristais do signo (Judy Hall): Rubi, diamante, ametista, cornalina, granada, magnetita, topázio
Regente caldeu (Picatrix): Sol
Regente da hierarquia: Vênus
Regente hindu (Picatrix): Sol
Chakra (Dragon Rouge): Ajña
Enn (S. Connolly): Rean ganen ayar da agares
Ervas do elemento do signo (Scott Cunningham): Sândalo vermelho, açafrão, mostarda, alho, pimenta, urtiga, cardo, arruda, olíbano, gerânio vermelho, papoula vermelha, baunilha, mandrágora, azevinho, canela, cássia, endro, anêmona vermelha, heliotrópio, artemísia, manjericão, louro, celidônia, coentro, cactos, cravo-da-índia, hibisco, girassol, calêndula, verbasco, murta, noz-moscada, cebola, mirta, tomilho, verbena, violeta, orégano, tabaco
Ervas do regente caldeu (Scott Cunningham): Todas as resinas, ervas de cor dourada, flores com pétalas amarelas ou laranjas
Ervas da hierarquia (Scott Cunningham): Flores doces e com aroma agradável, folhas e frutos com toques de vermelho
Ervas do regente hindu (Scott Cunningham): Todas as resinas, ervas de cor dourada, flores com pétalas amarelas ou laranjas