Marax é um grande conde e presidente que comanda 30 legiões e aparece na forma de um touro com face de homem. Tem o poder de ensinar aos homens astronomia, e outras ciências liberais. Concede, ainda, familiares bons e sábios, e conhece as virtudes das ervas e das pedras preciosas.
Um demônio hindu, Mahish Asura, tinha sua iconografia misturando humano e/ou touro, e uma personalidade raivosa e inconsequente.
Filho de um rei com uma búfala (que na verdade era uma princesa amaldiçoada), jurou guerra contra os deuses e foi morto por Durga, que ganhou o epíteto Mahish Asura Mardini (aquela que matou Mahish Asura).
A palavra “Mahisha” em si significa “búfalo”, mais especificamente o “búfalo d’água” que é muito comum nas regiões da Ásia.
Na Goécia de Crowley, Marax é associado ao terceiro decanato de Libra, na parte do dia.
É representado pelo quatro de espadas, que no baralho de Thoth é chamado “Trégua”. Este aspecto é fortalecido pela conjunção planetária de mercúrio em câncer, e pela regência sobre o terceiro decanato de libra, com equilíbrio alcançado por meio da comunicação.
O búfalo e o touro representam força, fertilidade, abundância e poder. O búfalo é frequentemente associado à energia da Terra, à estabilidade e à resistência. Nas tradições nativas americanas, o búfalo é venerado como um símbolo de prosperidade, sustento e união com a natureza. Sua carne, pele e chifres são vistos como dádivas sagradas que sustentam e fornecem para a comunidade.
O touro é um símbolo de poder sexual, fertilidade e virilidade. Na mitologia grega, por exemplo, o touro é associado a divindades como Zeus e seres míticos como o minotauro, representando força, paixão e, ao mesmo tempo, a dualidade entre a bestialidade e a civilidade.
Número: 21
Nome: Marax
Outros nomes: Morax, Moraxus, Foraii
Elementos: Pedras preciosas, Ervas
Significado: Maahish-Asura
Hierarquia: Presidente, Conde
Legiões: 30
Aparência: Um touro com cabeça de homem
Poderes: Astronomia, ciências liberais, ervas, pedras preciosas, conceder familiares
Isopsefia: Em idioma moderno, 30+1+80+1+300=412=7
Tarot: 4 de espadas
Astrologia: Mercúrio em Câncer
Decanato: 20°-30° Libra (dia)
Mul.Apin: d.LAMMA / aLyr (Vega)
Anjo: Nelchael
Entidade: Mahish Asura
Outros: Minotauro, Evangelho com face de touro, Terra, Maat, Mentu, Lammassu
Cor (Golden Dawn): Laranja
Metal: Mercúrio
Cristais do signo (Judy Hall): Safira, opala, ametrina, jade, kunzita, lápis-lazúli, topázio
Chakra (Dragon Rouge): Manipura
Enn (S. Connolly): Kaymen vefa marax
Regente caldeu (Picatrix): Júpiter
Regente da hierarquia: Mercúrio
Regente hindu (Picatrix): Mercúrio
Ervas do elemento do signo (Scott Cunningham):
Hortelã, visco, lavanda, nogueira, cereja, faia negra, resina de aroeira, benjoim, eufrásia, rosa, gatária, menta, bálsamo de limão, flor de laranja, artemísia,sândalo, selo-de-salomão, anis estrelado, absinto, milefólio
Ervas do regente caldeu (Scott Cunningham): Frutos odoríferos, ervas com frequência e padrões do número 4; flores roxas ou violetas
Ervas da hierarquia (Scott Cunningham):
Descamações, cascas que se soltam ou podas de madeira e frutos, plantas com natureza fina e aérea
Ervas do regente hindu (Scott Cunningham):
Descamações, cascas que se soltam ou podas de madeira e frutos, plantas com natureza fina e aérea