Crocell é um duque que comanda 48 legiões de espíritos. Aparece na forma de um anjo, e fala de forma mística sobre coisas escondidas, ensinando geometria e artes liberais. Ao comando do magista, pode fazer barulhos tremendos de água corrente (mesmo que não haja nenhuma), aquecer águas ou mudar sua temperatura.
Phorcys é um deus grego primordial dos mares, com características de crustáceo e de peixe aliadas a um tronco e cabeça humanos.
Deu origem a uma horda de filhos monstruosos, incluindo as górgonas e Tifão (segundo a Teogonia de Hesíodo). Nesta manifestação, tem o poder de gerar vida a partir das águas, tendo controle sobre elas principalmente nas fontes termais, ricas em enxofre e ligadas ao submundo.
Nas visões de Crowley ao visitar os Éteres, um anjo que ferve a água sob seus pés aparece no Jardim de Nemo, e pode ser relacionado a este Daemon de forma indireta. Representa o poder de criação que se encontra sob a Terra pronto para eclodir acima dela.
Número: 49
Nome: Crocell
Outros nomes: Procell, Crokel, Pucell
Elementos: Águas
Significado: Procella, “tempestade”
Hierarquia: Duque
Legiões: 48
Aparência: Aparece como um anjo.
Poderes: Revela coisas ocultas, ensina geometria, ciências liberais, rege as tormentas e produz rumor de águas. Comanda termas e banhos quentes.
Isopsefia: Em idioma moderno, 3+8+50+3+5+20+20=181=10=1
Tarot: 5 de paus
Astrologia: Vênus em Sagitário
Decanato: 0°-10° Leão (noite)
Mul.Apin: d.Nin-SAR u d.Erragal / e+zLyr
Anjo: Vehuel
Entidade: Phorcys, Phorcus
Outros: Anjo do Jardim de Nemo
Cor (Golden Dawn): Verde
Metal: Cobre
Cristais do signo (Judy Hall): Olho-de-gato, olho-de-tigre, rubi, âmbar, ônix, calcita laranja
Chakra (Dragon Rouge): Ajña
Enn (S. Connolly): Jedan tasa crocell on ca
Regente caldeu (Picatrix): Saturno
Regente da hierarquia: Vênus
Regente hindu (Picatrix): Sol
Ervas do elemento do signo (Scott Cunningham):
Sândalo vermelho, açafrão, mostarda, alho, pimenta, urtiga, cardo, arruda, olíbano, gerânio vermelho, papoula vermelha, baunilha, mandrágora, azevinho, canela, cássia, endro, anêmona vermelha, heliotrópio, artemísia, manjericão, louro, celidônia, coentro, cactos, cravo-da-índia, hibisco, girassol, calêndula, verbasco, murta, noz-moscada, cebola, mirta, tomilho, verbena, violeta, orégano, tabaco
Ervas do regente caldeu (Scott Cunningham): Raízes, flores e folhas desbotadas, com odor e sabor desagradáveis; plantas negras ou escuras
Ervas da hierarquia (Scott Cunningham): Flores doces e com aroma agradável, folhas e frutos com toques de vermelho
Ervas do regente hindu (Scott Cunningham): Todas as resinas, ervas de cor dourada, flores com pétalas amarelas ou laranjas