Zepar é um duque que comanda 26 legiões, aparecendo com um soldado de armadura e vestes vermelhas. Traz o amor das pessoas, e pode torná-las estéreis. Também pode mudar a forma física das pessoas para fazer com que as outras se sintam atraídas.
A entidade mais diretamente relacionada com Zepar é o deus grego Zéfiro. Este Deus possui vários mitos relacionados a si, e nestes mitos foi casado ou cortejou diversas pessoas de diferentes gêneros. Zéfiro representa o vento que vem do Oeste, de caráter suave e agradável.
Sua contraparte romana é Favônio (aquele que favorece). Em um dos mitos, Zéfiro se apaixona por um soldado espartano belo e atlético chamado Jacinto, porém descobre que este soldado também era cortejado por Apolo. Jacinto escolhe ficar com Apolo, o que deixa Zéfiro com ciúmes. Certa vez, Zéfiro encontrou Jacinto e Apolo praticando lançamento de disco, e com ciúmes lançou uma rajada de vento sobre os dois, fazendo com que o disco atingisse a cabeça de Jacinto e causasse sua morte. Com profundo arrependimento, Zéfiro criou uma flor vermelha a partir do sangue do soldado.
Observa-se profunda relação entre os mitos envolvendo Zéfiro e os poderes de Zepar. O fato de trazer o amor de pessoas, não importando seu gênero, pode ser associado à lenda de Jacinto, assim como o caráter de soldado que este Daemon absorveu, unindo então os dois personagens e suas características.
Na lenda de Psiquê, Zéfiro também é o responsável por levá-la à morada de Eros, o que se relaciona a seus poderes.
Outros aspectos relacionados a Zéfiro são a capacidade de tornar pessoas estéreis e mudar sua aparência, que podem ser facilmente relacionadas à homossexualidade e às transexualidades, coerentes com seu caráter sexual não normativo e sua apreciação pela fisionomia agradável.
Como já mencionado, a cor vermelha das vestes e a aparência de soldado também podem ser diretamente relacionadas ao espartano Jacinto e à flor de mesmo nome. Além disso, outros deuses dos ventos possuem características em comum com Zepar, principalmente aqueles de caráter agradável e não agressivo.
Número: 16
Nome: Zepar
Outros nomes: Zephyr, Zippor
Elementos: Aparências
Significado: Supa, “fronteira”
Hierarquia: Duque
Legiões: 26
Aparência: Soldado de armadura e vestes vermelhas
Poderes: Trazer o amor, tornar pessoas estéreis, mudar aparência física
Isopsefia: Em idioma moderno, 500+5+60+1+80=646=16=7
Tarot: 8 de ouros
Astrologia: Vênus em Gêmeos
Decanato: 0°-10° Virgem (dia)
Mul.Apin: SHU.PA / Bootes
Anjo: Hakamiah
Entidade: Zéfiro (deus grego)
Outros: Favonius (correspondente romano), Jacinto (príncipe espartano), Jacinto (flor), outros deuses dos ventos.
Cor (Golden Dawn): Verde
Metal: Cobre
Cristais do signo (Judy Hall): Peridoto, amazonita, âmbar, topázio azul, cornalina, citrino, granada, opala
Chakra (Dragon Rouge): Ajña
Enn (S. Connolly): Lyan ramec catya zepar
Regente caldeu (Picatrix): Sol
Regente da hierarquia: Vênus
Regente hindu (Picatrix): Mercúrio
Ervas do elemento do signo (Scott Cunningham):
Patchouli, salsa, cravo, estoraque, aveia, cipreste, cedro, samambaia, arroz, confrei, aspérula, mandrágora, carvalho, valeriana, betônia, marroio-branco, erva-do-diabo, pinho, prímula, noz, hera, cevada, trigo, milho
Ervas do regente caldeu (Scott Cunningham): Todas as resinas, ervas de cor dourada, flores com pétalas amarelas ou laranjas
Ervas da hierarquia (Scott Cunningham): Flores doces e com aroma agradável, folhas e frutos com toques de vermelho
Ervas do regente hindu (Scott Cunningham):
Descamações, cascas que se soltam ou podas de madeira e frutos, plantas com natureza fina e aérea