Vassago é um príncipe que aparece na forma de um belo homem montado em um crocodilo, com um falcão em seu punho. Tendo boa natureza, possui o poder de declarar coisas passadas ou futuras, e descobrir coisas escondidas ou perdidas. Comanda 26 legiões de espíritos.
O simbolismo da imagem de Vassago montada em um crocodilo e com um falcão nas mãos mostra seu poder de conhecer as coisas e ver além do alcance (o falcão, animal que observa o mundo das alturas, com voo célere e botes ágeis sobre as presas na terra), resolver problemas de maneira rápida, controlar as paixões e tensões provocadas pela insegurança, dúvida e preocupação.
Sobre o crocodilo, Vassago comanda o animal passional, limitando o lado irracional daqueles que recorrem a este. O crocodilo também representa a aniquilação e a morte definitiva, por conta disso este espítito é convocado para destruir reputações.
Acreditava-se que o crocodilo era capaz de destruir seres em todos os planos, obliterando almas, e possuindo inclusive a capacidade de devorar o ritmo do tempo para que este não passasse (alegoria utilizada em Peter Pan, por exemplo).
A deusa Asteca Cipactli pode ser associada a Vassago devido a seu caráter de iniciadora da viagem ao mundo espiritual, e de controle sobre as águas primordiais. Diz-se inclusive que esta deusa auxiliou na criação do calendário Asteca, e assim se tornou o primeiro signo.
Em outras versões da lenda, Cipactli era um monstro intermediário entre peixe e sapo, que possuía uma boca faminta em cada uma de suas juntas. As divindades Tezcatlipoca e Quetzalcoatl teriam conseguido vencer o monstro após o primeiro sacrificar um de seus pés, e a partir do corpo de Cipactli criaram a Terra.
Ofereça elementos relacionados aos oráculos, como folhas de louro, incensos e velas. Consagre a ele objetos oraculares como baralhos, cristais, espelhos, bolas de cristal, pêndulos, para que os resultados sejam melhores ao usar tais objetos.
Número: 3
Nome: Vassago
Outros nomes: Vasago, Usagoo
Elementos: Divinação, Profecia
Significado: Uzza + Gam, “gancho”
Hierarquia: Príncipe
Legiões: 26
Aparência: Um belo homem velho montado em um crocodilo, com um falcão no punho; Dragão vermelho sangue.
Poderes: Conhece passado e futuro, revela o que está oculto, incita o amor das mulheres pelos homens
Isopsefia: Em idioma moderno, 6+1+60+60+1+3=131=5
Tarot: 4 de paus
Astrologia: Júpiter em Áries
Decanato: 20°-30° Áries (dia)
Mul.Apin: GAM / Auriga
Anjo: Sitael
Entidade: Cipactli
Outros: Rá, Odin, Apolo-Píton, Orunmilá, Ashima, Mamitu, Manat, Manu
Cor (Golden Dawn): Azul
Metal: Estanho
Cristais do signo (Judy Hall): Rubi, diamante, ametista, cornalina, granada, magnetita, topázio
Chakra (Dragon Rouge): Visuddha
Enn (S. Connolly): Keyan vefa jedan tasa vassago
Regente caldeu (Picatrix): Vênus
Regente da hierarquia: Júpiter
Regente hindu (Picatrix): Júpiter
Ervas do elemento do signo (Scott Cunningham):
Sândalo vermelho, açafrão, mostarda, alho, pimenta, urtiga, cardo, arruda, olíbano, gerânio vermelho, papoula vermelha, baunilha, mandrágora, azevinho, canela, cássia, endro, anêmona vermelha, heliotrópio, artemísia, manjericão, louro, celidônia, coentro, cactos, cravo-da-índia, hibisco, girassol, calêndula, verbasco, murta, noz-moscada, cebola, mirta, tomilho, verbena, violeta, orégano, tabaco
Ervas do regente caldeu (Scott Cunningham): Flores doces e com aroma agradável, folhas e frutos com toques de vermelho
Ervas da hierarquia (Scott Cunningham): Frutos odoríferos, ervas com frequência e padrões do número 4; flores roxas ou violetas
Ervas do regente hindu (Scott Cunningham): Frutos odoríferos, ervas com frequência e padrões do número 4; flores roxas ou violetas