Purson é um rei que comanda 22 legiões e aparece na forma de um homem com cabeça de leão, montado em um urso e segurando uma víbora em sua mão. Tem o poder de descobrir tesouros e falar sobre o passado, o presente e o futuro. Pode controlar um corpo humano ou etérico, e responde sobre coisas terrenas, secretas e divinas. Fornece bons familiares.
Diz a lenda que Purson vivia na Torre de Babel, e foi o Daemon enviado por Deus para causar a confusão das línguas faladas pelos trabalhadores, fazendo com que não mais se compreendessem e se dividissem em 72 nações.
No 3 de espadas do tarot de Thoth, traz o arrependimento do empreendimento mal-sucedido, e pela conjunção de Sol em Câncer trata sobre sentimentos, despertando também a ira no coração das pessoas (e a discórdia em suas mentes).
O anjo Pahaliah, por outro lado, reconecta as pessoas à sua fé, e as faz estarem mais próximas de Deus, discernindo entre o bem e o mal para que não haja problemas e dúvidas. A mente torna-se mais sensata e a análise do que está à volta fica mais clara.
Purson é o popular “lobo em pele de cordeiro”, e pode revelar o lado que as pessoas tentam esconder de si mesmas. Revela quem está prestes a cometer uma traição, e revela as verdadeiras motivações por trás das atitudes de uma pessoa.
Pode ser associado com o Judas Iscariotes, que recebeu uma bolsa (borsa, purse, cursu) com moedas para que traísse Jesus, e até que chegasse o momento se manteve próximo, fingindo-se amigável, para não ser descoberto e ter acesso a informações privilegiadas.
O poder de controlar corpos pode ser associado às práticas de projeção astral, exorcismo, controle mental de pessoas vivas e também encaminhamento de almas de pessoas falecidas.
Como ingredientes, além de todos aqueles relacionados ao Sol pela hierarquia de Rei (louros, camomila, girassois, pirita, ouro), ofereça jaspe vermelha, olho-de-tigre, citrino e outros cristais que trazem os instintos à tona.
Número: 20
Nome: Purson
Outros nomes: Person, Curson, Fersone
Elementos: Controle da mente
Significado: “Ursus” (urso) e/ou “Purse” (bolsa)
Hierarquia: Rei
Legiões: 22
Aparência: Um homem com cabeça de leão, uma víbora em sua mão, montado em um urso
Poderes: Controlar corpos, falar sobre o passado, o presente e o futuro, revelar segredos
Isopsefia: Em idioma moderno, 60+200+80+90+50+40=520=7
Tarot: 3 de espadas
Astrologia: Sol em Câncer
Decanato: 10°-20° Libra (dia)
Mul.Apin: MASH.TAB.BA / p3+p4Ori, z+eGem
Anjo: Pahaliah
Entidade: Arconi ou Artio
Outros: Órion, Egyn, Lulal e Shara filhos de Inanna
Cor (Golden Dawn): Dourado
Metal: Ouro
Cristais do signo (Judy Hall): Safira, opala, ametrina, jade, kunzita, lápis-lazúli, topázio
Chakra (Dragon Rouge): Sahashara
Enn (S. Connolly): Ana jecore on ca purson
Regente caldeu (Picatrix): Saturno
Regente da hierarquia: Sol
Regente hindu (Picatrix): Saturno
Ervas do elemento do signo (Scott Cunningham):
Hortelã, visco, lavanda, nogueira, cereja, faia negra, resina de aroeira, benjoim, eufrásia, rosa, gatária, menta, bálsamo de limão, flor de laranja, artemísia,sândalo, selo-de-salomão, anis estrelado, absinto, milefólio
Ervas do regente caldeu (Scott Cunningham): Raízes, flores e folhas desbotadas, com odor e sabor desagradáveis; plantas negras ou escuras
Ervas da hierarquia (Scott Cunningham): Todas as resinas, ervas de cor dourada, flores com pétalas amarelas ou laranjas
Ervas do regente hindu (Scott Cunningham): Raízes, flores e folhas desbotadas, com odor e sabor desagradáveis; plantas negras ou escuras