Gusion é um duque que comanda 40 legiões e aparece na forma de um xenófilo, criatura com aparência alienígena, por vezes comparada aos “homens cinza” da ufologia, ou então com a criatura híbrida que aparece na Roda da Fortuna do tarot, com características de mamífero, réptil e ave. Fala sobre o passado, o presente e o futuro, e responde questões de forma dura e direta. Também concilia e reconcilia amizades, e doa honrarias e dignidade.
Tifão é um gigante da mitologia grega que representa as forças primais, em particular os ventos fortes e tufões. No Egito, o gigante Seb é seu análogo, e representa as secas do Nilo, causando a destruição das plantações.
Suas características são muito variadas, possuindo asas de grifo, pernas e/ou braços de serpente, cabeças de um ou mais animais, e ainda cuspindo fogo. De modo geral, as forças primais são representadas no mito de Tifão por meio dos animais correspondentes, e Gusion atua como conhecedor e manipulador de todas elas.
Por outro aspecto, Gusion está ligado à inevitabilidade, à sorte, possuindo similaridades com o animal por vezes representado na Roda da Fortuna do tarot. Assim como as forças primais, não possui conceito de moralidade, apenas entrega o que é necessário.
Representa o destino inevitável, a vontade oculta manifestada na Séfira Daath, e não a vontade consciente.
Em um terceiro aspecto, Gusion está ligado à evolução para uma nova dimensão. Trata-se da Besta que encerra em si todos os princípios primais na forma mais bruta, e somente por meio da qual pode haver a geração de um novo universo.
Por isso, embora tenha aspectos animalescos, estes já foram controlados, e o daemon reaparece para cumprir a verdadeira vontade do magista.
Ofereça cristais verde-azulados como quartzo azul, quartzo verde, amazonita, além de ingredientes leves e refrescantes como eucalipto, hortelã, menta, alecrim, lavanda. Convoque-o para saber sobre reviravoltas e imprevistos que podem vir a acontecer no mundo ao redor.
Número: 11
Nome: Gusion
Outros nomes: Gusoyn, Gusayn, Cason, Gazon, Gorsay, Gorsin
Elementos: Forças primais, destino, evolução
Significado: Gasan, “o artífice”
Hierarquia: Duque
Legiões: 40
Aparência: Aparece na forma de um “xenófilo”
Poderes: Passado, presente e futuro; (Re)conciliar amizades
Isopsefia: Em idioma moderno, 7+200+90+9+50+40=396=18=9
Tarot: 3 de copas
Astrologia: Vênus em Touro
Decanato: 10°-20° Câncer (dia)
Mul.Apin: GU.LA; NUN.ki / Aquário
Anjo: Lauviah
Entidade: Enki
Outros: Tifão, Seb, Thoth, Quimeras, Animal da Roda da Fortuna, São Cristóvão
Cor (Golden Dawn): Verde
Metal: Cobre
Cristais do signo (Judy Hall): Pérola, âmbar, berilo, espinélio marrom, opala, rodonita, rubi
Chakra (Dragon Rouge): Ajña
Enn (S. Connolly): Secore vesa anet gusion
Regente caldeu (Picatrix): Mercúrio
Regente da hierarquia: Vênus
Regente hindu (Picatrix): Marte
Ervas do elemento do signo (Scott Cunningham): Uvas, jasmim, laminaria, algas marinhas, papoula, laranja, agrião, raiz de lírio florentino, alface, lótus, meimendro, camomila, beladona, salgueiro, melão, cânfora, pepino, beterraba, cânhamo, limão, lúpulo, tamareira
Ervas do regente caldeu (Scott Cunningham): Descamações, cascas que se soltam ou podas de madeira e frutos, plantas com natureza fina e aérea
Ervas da hierarquia (Scott Cunningham): Flores doces e com aroma agradável, folhas e frutos com toques de vermelho
Ervas do regente hindu (Scott Cunningham): Ervas com espinhos, plantas que vivem em locais secos, plantas que possuem propriedades estimulantes