Marbas é um presidente, que aparece na forma de um grande leão, respondendo sobre coisas escondidas ou secretas. Ele causa doenças e cura as mesmas, e concede sabedoria nas artes mecânicas, podendo também mudar a forma dos homens. Ele governa 36 legiões de espíritos.
Sigilo de Marbas
Marbas é uma entidade com características muito próximas às dos néteres egípcios Maahes e Sekhmet.
Maahes ou Mihos é tido como o devorador dos culpados e protetor dos inocentes, e lutava contra a serpente Apep para proteger o Sol, Rá. Outros epítetos de Maahes são Senhor da Matança e Senhor Escarlate, estando associado a guerras. Já Sekhmet, mãe de Maahes, é símbolo da punição de Rá, e associada à justiça, mas também à cura, representando a medicina.
Juntando-se os atributos de Maahes e Sekhmet, temos Marbas como um Daemon relacionado a curar e causar doenças, além de ensinamentos mecânicos (para mecanismos bélicos).
Helleborus é uma planta que possui qualidades medicinais em baixa concentração, mas que em alta concentração pode causar problemas no sistema nervoso, além de depressão e morte. Na Grécia e Roma antigas, era usada de forma diluída para tratar paralisia e insanidade, além de outras doenças. Observa-se, portanto, o caráter de causar ou curar doenças, dependendo da quantidade ingerida.
A gematria do nome Marbas fornece o valor 204, relacionado à dualidade do 2 (cura/doença), e também ao plano material do 4, tanto em termos de saúde física quanto em termos de habilidades mecânicas. O valor se reduz para 6, que seria a manifestação de um espírito em uma forma física, formando um corpo animado.
O aspecto de moldar o corpo físico, regenerando a alma, se apresenta de forma clara. A associação com a ligação Kether-Binah se dá pelo fato de Marbas ter um caráter muito próximo à realeza (outro aspecto do Leão), com foco na Severidade, entregue aos homens em Binah na forma de compreensão e justiça divina.
Número: 5
Nome: Marbas
Outros nomes: Margas, Barba, Helleborus
Elementos: Doenças
Significado: Mahes, “leão” em egípcio antigo
Hierarquia: Presidente
Legiões: 36
Aparência: Um grande leão
Poderes: Causar e curar doenças, ensinar mecânica, transmutação de humanos
Isopsefia: Em idioma moderno, 30+1+80+2+1+90=204=6
Tarot: 6 de ouros
Astrologia: Mercúrio em Áries
Decanato: 10°-20° Touro (dia)
Mul.Apin: d.Marduk / bLeo
Anjo: Mahasiah
Entidade: Maahes
Outros: Apedemak, Leões na bíblia, Sekhmet, Xapanã (orixá)
Cor (Golden Dawn): Laranja
Metal: Mercúrio
Cristais do signo (Judy Hall): Esmeralda, topázio, azurita, cianita, safira, turmalina, quartzo rosa
Chakra (Dragon Rouge): Manipura
Enn (S. Connolly): Renich tasa uberace biasa icar marbas
Regente caldeu (Picatrix): Lua
Regente da hierarquia: Mercúrio
Regente hindu (Picatrix): Mercúrio
Ervas do elemento do signo (Scott Cunningham):
Patchouli, salsa, cravo, estoraque, aveia, cipreste, cedro, samambaia, arroz, confrei, aspérula, mandrágora, carvalho, valeriana, betônia, marroio-branco, erva-do-diabo, pinho, prímula, noz, hera, cevada, trigo, milho
Ervas do regente caldeu (Scott Cunningham): Ervas de natureza fria, com folhas macias e suculentas, noturnas, ou com formato de lua crescente
Ervas da hierarquia (Scott Cunningham): Descamações, cascas que se soltam ou podas de madeira e frutos, plantas com natureza fina e aérea
Ervas do regente hindu (Scott Cunningham): Descamações, cascas que se soltam ou podas de madeira e frutos, plantas com natureza fina e aérea