Naberius é um marquês que comanda 19 legiões de espíritos, e aparece como um corvo negro flutuando sobre o círculo mágico, falando com voz rouca. Também pode aparecer como um cachorro com três cabeças, podendo ter pés de pássaro. Torna os homens versados em todas as artes e ciências, especialmente na arte da retórica. Também restaura dignidades e honras perdidas.
Naberius, ou Cérbero, é um daemon que ensina sobre artes e ciências, especialmente a retórica, recuperando também dignidades e honras.
Os cachorros psicopompos são figuras mitológicas ou espirituais presentes em várias culturas ao redor do mundo, desempenhando o papel de guias espirituais ou condutores de almas para o mundo após a morte. Em diferentes mitologias, esses cães são vistos como intermediários entre os vivos e os mortos, ajudando na transição das almas para o além. Na mitologia grega, por exemplo, existe o relato de Cerberus, o cão de três cabeças guardião do submundo, que controlava a entrada e saída das almas. Nas crenças dos maias Yucatecas, os cães serviam como guias das almas dos mortos através do sombrio mundo subterrâneo de Xibalba.
É balanceado pelo poder do anjo Haheuiah (também chamado Haiviah ou Chevaiah). Haheuiah governa exilados e fugitivos, protege contra animais, ladrões e assassinos, e preza pela sinceridade e pelas ciências exatas.
A proteção contra animais e a busca da sinceridade tornam este anjo útil contra possíveis enganações ou ambiguidades utilizadas pelo daemon Naberius, que é versado na arte da retórica.
A frase utilizada no selo do anjo (Salmo 147:11) diz “Iahweh aprecia aqueles que o temem, aqueles que esperam o seu amor”. Este salmo contém um elemento muito presente no Antigo Testamento, que é o ato de temer a Deus mas ao mesmo tempo considerá-lo benévolo e esperar seu amor, algo somente alcançado por meio do entendimento de seu vasto poder. Assim o magista alcançará a proteção necessária para lidar com o daemon.
Número: 24
Nome: Naberius
Outros nomes: Cerberus, Cerebus, Kereberus
Elementos: Linguagem
Significado: Nebiru, “planeta da travessia”
Hierarquia: Marquês
Legiões: 19
Aparência: Um cachorro com três cabeças e pés de pássaro
Poderes: Artes e ciências, retórica, restaurar dignidades e honras
Isopsefia: Em idioma moderno, 40+1+2+5+80+9+200+90=427=13=4
Tarot: 7 de copas
Astrologia: Lua em Câncer
Decanato: 20°-30° Escorpião (dia)
Mul.Apin: NE.BI.RU / (Nibiru)
Anjo: Haheuiah
Entidade: Cérbero
Outros: Cachorros psicopompos incas, astecas, maias, tarascanos, celtas, etc
Cor (Golden Dawn): Prateado
Metal: Prata
Cristais do signo (Judy Hall): Topázio, malaquita, caroíta, dioptásio, esmeralda, granada
Chakra (Dragon Rouge): Anahata
Enn (S. Connolly): Eyan tasa volocur naberius
Regente caldeu (Picatrix): Vênus
Regente da hierarquia: Lua
Regente hindu (Picatrix): Lua
Ervas do elemento do signo (Scott Cunningham): Uvas, jasmim, laminaria, algas marinhas, papoula, laranja, agrião, raiz de lírio florentino, alface, lótus, meimendro, camomila, beladona, salgueiro, melão, cânfora, pepino, beterraba, cânhamo, limão, lúpulo, tamareira
Ervas do regente caldeu (Scott Cunningham): Flores doces e com aroma agradável, folhas e frutos com toques de vermelho
Ervas da hierarquia (Scott Cunningham): Ervas de natureza fria, com folhas macias e suculentas, noturnas, ou com formato de lua crescente
Ervas do regente hindu (Scott Cunningham): Ervas de natureza fria, com folhas macias e suculentas, noturnas, ou com formato de lua crescente