Zagan é um grande Rei e Presidente que comanda 36 legiões de espíritos. Aparece como um touro com asas de grifo, e depois se torna humano. Pode tornar os homens espertos, transformar vinho em água, sangue em vinho ou água em vinho, e transformar todos os metais em moedas do Reino ao qual o magista pertence. Também pode tornar os tolos sábios.
Dagan, cultuado na Mesopotâmia e em Canaã, era um Deus da agricultura considerado pai de Baal (que por sua vez era Deus do clima, da guerra e da fertilidade). Na bíblia hebraica é mencionado como deus dos Filisteus, adorado em Gaza.
Já foi representado como um touro com cabeça humana e asas, e seu nome deriva de Dgn, “grão”, mas possivelmente sua forma foi transformada na de um peixe por conta da similaridade com a palavra Dhâg, “peixe”.
Ele teria inventado o arado e iniciado a agricultura, e sua esposa era a espiga de milho, Shala. Como deus dos deuses em Ebla por volta de 2.300 AC, teria todos os poderes (incluindo transformar água em vinho). Depois, se tornou um deus do submundo ao lado de Nergal e Misharu, ganhando portanto regência sobre os metais (um de seus poderes na Goécia).
Número: 61
Nome: Zagan
Outros nomes: Zagayne, Saugane, Laygayne, Dagon
Elementos: Transmutação
Significado: Dagon, o deus com forma de peixe ou de touro alado
Hierarquia: Rei, Presidente
Legiões: 36
Aparência: Um touro com asas de grifo
Poderes: Esperteza, transformar água e sangue em vinho, transformar metais em dinheiro
Isopsefia: Em idioma moderno, 500+1+7+1+40=549=18=9
Tarot: 8 de paus
Astrologia: Sol em Aquário
Decanato: 0°-10° Sagitário (noite)
Mul.Apin: KU / Peixe Austral
Anjo: Umabel
Entidade: Dagon
Outros: Lamassu
Cor (Golden Dawn): Dourado
Metal: Ouro
Cristais do signo (Judy Hall): Turquesa, ametista, azurita, labradorita, espinélio, sodalita
Chakra (Dragon Rouge): Sahashara
Enn (S. Connolly): Anay on ca secore zagan tasa
Regente caldeu (Picatrix): Mercúrio
Regente da hierarquia: Sol
Regente hindu (Picatrix): Júpiter
Ervas do elemento do signo (Scott Cunningham): Sândalo vermelho, açafrão, mostarda, alho, pimenta, urtiga, cardo, arruda, olíbano, gerânio vermelho, papoula vermelha, baunilha, mandrágora, azevinho, canela, cássia, endro, anêmona vermelha, heliotrópio, artemísia, manjericão, louro, celidônia, coentro, cactos, cravo-da-índia, hibisco, girassol, calêndula, verbasco, murta, noz-moscada, cebola, mirta, tomilho, verbena, violeta, orégano, tabaco
Ervas do regente hindu (Scott Cunningham): Frutos odoríferos, ervas com frequência e padrões do número 4; flores roxas ou violetas
Ervas do regente caldeu (Scott Cunningham):
Descamações, cascas que se soltam ou podas de madeira e frutos, plantas com natureza fina e aérea
Ervas da hierarquia (Scott Cunningham): Todas as resinas, ervas de cor dourada, flores com pétalas amarelas ou laranjas