Saleos é um duque poderoso, que governa 30 legiões de espíritos. Aparece na forma de um soldado montando um crocodilo, com uma coroa ducal em sua cabeça, e tem temperamento pacífico. Também descrito como tendo cabelos na cor laranja ou preta, conforme sua vontade, e aura dourada. Causa o amor entre homens e mulheres, podendo também agir sobre o desejo sexual e a fidelidade.
Possível reminiscente da deusa dos grãos suméria Shala, que se tornou o signo zodiacal de Virgem, e talvez associado com a cidade Etrusca (e posteriormente romana) Salò, este daemon mantém seus poderes sobre as questões de fertilidade e fidelidade.
Pode ajudar contra relações abusivas e para se livrar delas, além da busca pelo amor marital. Ajuda em trabalhos de amarração, trazendo também um alerta: aquilo que é amarrado pode ser mais difícil de ser solto posteriormente. Deve-se ter cuidado para não construir uma prisão, onde não haja mais liberdade para as pessoas envolvidas, e onde impere a tristeza e o cansaço de estar ali.
Saleos é um dos 3 grandes demônios que aparecem montados em crocodilos, animais que representam o domínio sobre o tempo, a destruição causada pela sua passagem, e a voracidade das Eras que deixa tudo em ruínas.
A redução de seu nome para o valor “13” traz essa questão da morte, do fim e do reinício de ciclos. Porém não é citado que ele teria a mesma natureza de Agares e Vassago, e assim não teria alguns aspectos dos dois anteriores.
Poções e pratos com a intenção de trazer o amor feitos com grãos como cevada, trigo, aveia, arroz, consagrados a Saleos, podem gerar atração e ajudar a iniciar um relacionamento estável.
Assar pães e desenhar seu selo no topo dos mesmos certamente poderá fazer a diferença. Grãos, cristais brancos e amarelos, óleos essenciais e flores como jasmin, rosa branca, camomila, lírio branco, margaridas, podem complementar a oferenda.
Número: 19
Nome: Saleos
Outros nomes: Sallos, Zaleos, Caleos
Elementos: Relacionamentos
Significado: Seru, “sulco para plantar”
Hierarquia: Duque
Legiões: 30
Aparência: Um soldado montado em um crocodilo, com uma coroa ducal em sua cabeça
Poderes: Amor, desejo sexual, fidelidade
Isopsefia: Em idioma moderno, 9+1+20+5+50+90=256=13=4
Tarot: 2 de espadas
Astrologia: Vênus em Câncer
Decanato: 0°-10° Libra (dia)
Mul.Apin: AB.SIN / Spica
Anjo: Leuviah
Entidade: Shala
Outros: Shapshu, Salus, Salomé, Saleh, Scylla, Parthenos
Cor (Golden Dawn): Verde
Metal: Cobre
Cristais do signo (Judy Hall): Safira, opala, ametrina, jade, kunzita, lápis-lazúli, topázio
Chakra (Dragon Rouge): Ajña
Enn (S. Connolly): Serena alora sallos aken
Regente caldeu (Picatrix): Lua
Regente da hierarquia: Vênus
Regente hindu (Picatrix): Vênus
Ervas do elemento do signo (Scott Cunningham): Hortelã, visco, lavanda, nogueira, cereja, faia negra, resina de aroeira, benjoim, eufrásia, rosa, gatária, menta, bálsamo de limão, flor de laranja, artemísia,sândalo, selo-de-salomão, anis estrelado, absinto, milefólio
Ervas do regente caldeu (Scott Cunningham): Ervas de natureza fria, com folhas macias e suculentas, noturnas, ou com formato de lua crescente
Ervas da hierarquia (Scott Cunningham): Flores doces e com aroma agradável, folhas e frutos com toques de vermelho
Ervas do regente hindu (Scott Cunningham): Flores doces e com aroma agradável, folhas e frutos com toques de vermelho